Palestra O Conceito Freudiano de Inconsciente

Palestra O Conceito Freudiano de Inconsciente

Descrição

No ano de 1914, em seu belíssimo texto A História do Movimento Psicanalítico, Freud diz que a repressão é a pedra angular do edifício teórico da psicanálise. De fato, foi o conceito de repressão que levou à descoberta do inconsciente reprimido (dinâmico), causando uma revolução na psiquiatria e na psicologia a partir de então. Os conceitos de Consciente e Inconsciente são, portanto, essenciais, tanto para a teoria quanto para a clínica psicanalíticas. Embora num primeiro momento possa parecer muito simples definir o que eles significam, a verdade é que ambos os conceitos são de alta complexidade. Por exemplo:

  • Como explicar (e isso de fato acontece) que uma ideia específica pode estar na consciência de um indivíduo (ou seja, nunca ter sido esquecida e ser dele bem conhecida) e ainda assim pertencer ao sistema inconsciente?
  • Se um relato do paciente pode estar consciente e ao mesmo tempo inconsciente, como fazer para descobrir se uma ideia específica pertence ao sistema consciente ou inconsciente?
  • Por que não é correto dizer que Freud achava que os seres humanos são regidos por seu inconsciente?
  • Qual a diferença entre uma representação de coisa e uma representação de palavra e sua relação com o inconsciente?
  • O que significam as teorias dos dois registros e funcional, utilizadas por Freud para explicar uma representação inconsciente?
  • Em algumas passagens de sua obra Freud diz que não podem existir sentimentos inconscientes da mesma forma que falamos de ideias inconscientes. Ao mesmo tempo, fala de sentimentos inconscientes de culpa. Afinal de contas, os sentimentos podem ou não ser inconscientes?
  • Qual a diferença entre a repressão propriamente dita e a repressão primordial?
  • Como é que, na clínica, tornamos o inconsciente consciente?
  • O conceito freudiano de inconsciente ainda é válido para a psicanálise contemporânea?
  • Qual a relação do inconsciente freudiano com a teoria das pulsões, sexuais e agressivas?

Na presente aula, o professor apresentará um resumo do texto metapsicológico de Freud “O Inconsciente”, de 1915. Utilizará também outros textos e exemplos clínicos para demonstrar o processo de tornar o inconsciente consciente no trabalho analítico e conceituará o inconsciente freudiano.

A Palestra ficará disponível por seis meses após a compra

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo

Professor(a)

Psicólogo formado pela USC - Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de PsicanálIse de São Paulo SBPSP. Representante de Bauru na Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante dos Membros Filiados de fora de São Paulo na Associação dos Membros Filiados da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo AMF no ano de 2021. Fundador, Diretor e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise. Fundador da Livraria do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase - um estudo de Psicossomática Psicanalítica”, publicado pela Editora Zagodoni. Fundador, curador e docente do Canal do Psicanalista. Coordenador do curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Central do Psicólogo. Cartunista criador dos quadrinhos cômicos "Arthurzinho, Antibiótico e os Psicanalistas", encontrados no instagram @guimagaz.

Conteúdo Programático

Palestra O Conceito Freudiano de Inconsciente

Palestra O Conceito Freudiano de Inconsciente
Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.

Sobre a disponibilização

Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após a confirmação da compra.