A Clínica Psicanalítica com Crianças

A Clínica Psicanalítica com Crianças

Descrição

Faz sentido dizer que existe uma psicanálise infantil, voltada ao atendimento de crianças e com especificidades únicas? A resposta é: sim, sem dúvida. A criança é muito diferente do adulto, e foi esse fato que fez com que os primeiros psicanalistas, incluindo Freud, não acreditassem na psicanálise de crianças. Freud, quando começou a aceitar essa possibilidade, como podemos ver em seu texto sobre a Análise Leiga, achava que a técnica teria que sofrer alterações significativas, incluindo questões pedagógicas. Nesse sentido, Melanie Klein contrariou o Mestre e foi revolucionária. Sim, ela propôs mudanças na técnica, criando a técnica do brincar, mas manteve os pilares da análise de adultos ao não incluir questões pedagógicas. Portanto, a clínica de crianças é parecida com a de adultos em alguns aspectos e diferente em outros. No presente curso, abordaremos alguns aspectos essenciais da técnica infantil, assim como características relacionadas à constituição da vida mental e sua relação com a tarefa analítica. Tendo em vista o desenvolvimento desse tipo de atendimento ao longo do tempo, apresentaremos algumas especificidades técnicas, relacionando-as com as psicopatologias contemporâneas e as condições que devem ter um analista de crianças para poder lidar com essas demandas.

Marianna Ramos

Professor(a)

Psicóloga clínica com graduação pela Universidade Federal do
Triângulo Mineiro (UFTM). Psicanalista em formação integrada de
crianças, adolescentes e adultos, filiada à Sociedade Brasileira de
Psicanálise de São Paulo e à International Psychoanalytical
Association (SBPSP-IPA). Mestre em Saúde Mental pela
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São
Paulo (FMRP-USP), com enfoque em desenvolvimento infantil,
interações mães-crianças e depressão materna. Membro docente
do Grupo Psicanálise Uberaba.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Melanie Klein: Bases teórico-clínicas da análise de crianças

Aula 2 - Constituição do psiquismo, função parental e estruturação da subjetividade

Aula 3 - Particularidades do setting analítico de atendimento infantil

Aula 4 - Patologias do vazio e níveis de interpretação no atendimento infantil

Aula 5 - O analista de crianças e adolescentes

Melanie Klein – Bases teórico-clínicas da análise de crianças
Constituição do psiquismo, função parental e estruturação da subjetividade
Particularidades do setting analítico de atendimento infantil
Patologias do vazio e níveis de interpretação no atendimento infantil
O analista de crianças e adolescentes
Avalie o curso!
Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.

Sobre a disponibilização

Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após a confirmação da compra.